A Meta Description, ou meta descrição, é o texto que surge nos resultados do google, abaixo do título (meta title) de um resultado. 

Meta descrição

Exemplo de uma Meta Description

Geralmente é um texto descritivo do conteúdo da página para que remete, composto por, no máximo 155 caracteres.

E porque é que este pequeno excerto se reveste de tanta importância e como nos pode ajudar a melhorar a performance do Website? 

Antes de mais, a par do título de um resultado do Google, a meta description é o que garante que o nosso trabalho obtém resultados. Não adianta aparecer nos resultados dos motores de busca se as pessoas não se sentirem atraídas pelo resultado e, por isso, não clicarem.

Assim, quando criamos um conteúdo num site, por melhor que este seja, temos de garantir que a porta de entrada é suficientemente apelativa, convidando potenciais clientes a entrar na nossa casa. O CTR (taxa de clicks) caminha de “braço da dado” com a nossa capacidade de apelar à ação, de despertar o interesse e curiosidade de quem pesquisa determinado tema. Então, no fundo, a meta description é o meio através do qual podemos exercer esse magnetismo sobre o nosso público alvo.

Para além disso , apesar do Google afirmar que este elemento não possuí influência direta no ranking dos seus resultados, a sua influência indireta é um dados adquirido. Isto explica-se facilmente, pelo facto de que um dos fatores de consideração e rankeamento do Google é o CTR (taxa de cliques) de um resultado. Ou seja, o Google privilegia os resultados que têm mais cliques e que, portanto, são mais apelativos.

Primeiro resultado 43%
Segundo resultado 30%
Terceiro resultado 23%
Quarto resultado 20%
Quinto resultado 15%
Sexto resultado 14%
Sétimo resultado 11%
Oitavo resultado 10%
Nono resultado 9%
Décimo resultado 8%

Não é difícil de concluir que, se tivermos uma boa meta description, a nossa performance vai entrar numa dinâmica de crescimento exponencial. Por outras palavras, com um bom CTR o nosso resultado terá tendência para subir nos resultados e, estando bem classificado, a probabilidade de ser clicado também aumenta. Por outro lado, quando o nosso CTR é baixo verifica-se o processo inverso.

Então como deve ser feita uma meta description?

Existem vários fatores que devemos considerar e vamos, em seguida, abordar os mais relevantes .

Extensão da meta description:

É normal encontrar-mos a sugestão de fazer meta descriptions até 155 caracters que, hoje em dia, talvez seja o mais recomendado. No entanto, em alguns resultados o Google apresenta meta descriptions mais longas, até 300 caracteres. Não é possível apontar com certeza absoluta como alguém o deverá fazer, até porque o Google precede a alterações e experiências com alguma regularidade. Convém estár atento.

Verifica-se também que, em muitos casos, o Google apresenta como meta descrição conteúdo da nossa página que não corresponde necessariamente ao texto que definimos como tal.

O mais importante é conseguir transmitir de forma sucinta e apelativa o conteúdo da página de destino, para que o utilizador se sinta compelido a clicar e, por outro lado, para que não se sinta frustrado relativamente ao conteúdo da página.

O tom da meta description:

Como já referimos, e voltamos a vincar, a meta description deve ser convidativa. Aqui não é possível, de forma honesta, indicar um exemplo bom e transversal. Antes de mais, devemos conhecer o nosso produto e nosso público, recorrendo à linguagem adequada a cada situação. Uma meta descrição para um público entre os 15 e os 20 anos terá de ser, forçosamente, distinta de uma apontada a um público sénior.

Apelo à ação (CTA):

Independentemente da nossa capacidade para produzir um texto com objetivos mais explícitos ou subliminares, nunca devemos perder de vista o objetivo principal: fazer com que as pessoas cliquem, apelando, em qualquer circunstancia, à ação (“saiba mais”,”para saber mais”, “conheça as novidades”, “experimente” são alguns exemplos de CTA).

Singularidade:

A meta descrição deverá ser única para não confundir o utilizador nem o Google.

Adequação à página de destino:

Ter uma descrição que não corresponde ao conteúdo da página de destino terá duas consequências incontornáveis. Por um lado, irá frustrar um utilizador que com grande probabilidade não voltará ao nosso site. Por outro lado, o facto desse utilizador abandonar rapidamente a nossa página fará disparar a nossa taxa de rejeição (“bounce rate”) que, por sua vez, prejudicará a nossa performance nos resultados dos motores de busca.

Keyword:

A Meta descrição deverá incluir sempre, e em qualquer caso, a Keyword que estamos a trabalhar em determinado artigo ou página.

Este procedimento faz parte das boas práticas de otimização para motores de busca, que poderão ser consultadas no nosso artigo: o que é SEO?.

Em suma, a otimização da meta description, não sendo um processo demasiado complexo ou técnico, assume uma importância fulcral na performance do nosso site e resultado do nosso trabalho.

Se pretende otimizar as meta descriptions do seu site, recorrendo aos nossos serviços, contacte-nos.