O que é SEO ? É a pergunta que normalmente sucede às questões, tão frequentemente colocadas nos dias de hoje,  sobre como colocar o meu site na primeira página do Google ou, sobre como fazer o nosso site aparecer nos resultados dos motores de busca. A resposta é pois, SEO.

E porque é que estas questões são hoje tão importantes?

É um dado adquirido que é cada vez mais difícil, devido à concorrência e à crescente consciencialização sobre a importância desta questão, ter um boa performance na classificação nos resultados dos motores de busca.

Esta nova “corrida ao ouro” reflete evidências estatísticas que indicam, por exemplo, que um resultado classificado no primeiro lugar, da primeira página do google, tem um CTR (taxa de cliques) médio 5 vezes superior ao do último resultado da mesma página. Especificando, o primeiro lugar será clicado 43% das vezes e o último apenas 8% das vezes.

Por outras palavras, e a título de exemplo, esse mesmo resultado será clicado 8 vezes a cada 100 impressões (número de vezes que aparece nos resultados para uma keyword ou palavra chave). Já o primeiro classificado terá, em média, 43 cliques. Escusado será explicar a importância que isto poderá ter no sucesso de um negócio ou projeto.

Primeiro resultado 43%
Segundo resultado 30%
Terceiro resultado 23%
Quarto resultado 20%
Quinto resultado 15%
Sexto resultado 14%
Sétimo resultado 11%
Oitavo resultado 10%
Nono resultado 9%
Décimo resultado 8%

Para além disso, e com o crescente “acotovelamento” que se verifica na luta por um “lugar ao sol”, o conteúdo ganhou um protagonismo incontornável. Hoje, é no é no conteúdo do site, assim como na forma como ele é trabalhado que reside o grande chave do SEO. É um dado adquirido que os sites que produzem conteúdo de qualidade obtêm, regra geral, mais volume de tráfego e tráfego mais qualificado.

Então e o que é SEO ?

SEO significa Search Engine Optimization, e representa um conjunto de técnicas e práticas que visam melhorar o posicionamento dos sites no motores de busca.

Estas técnicas, que incluem a adaptação e adequação do site ao algoritmo e critérios de classificação do Google, contemplam, também, medidas que ultrapassam a sua esfera, incluindo, por exemplo, link building, ou seja, referências que são feitas ao site, por outros sites, através de links.

Para se ter uma ideia da complexidade da resposta à pergunta: SEO, o que é, devemos, antes de mais, referir que o Google considera mais de 200 fatores  ao analisar um site, no sentido de o posicionar.

Fatores como a antiguidade do domínio, “meta information”, qualidade e estrutura da página, links, performance do servidor e fatores externos, como backlinks e popularidade em redes sociais, são tidos em conta. Trata-se de um desdobramento de critérios , tão imenso e complexo, que um olhar mais profundo sobre cada um deles terá de ser remetido para outros artigos.

Para que se possa entender a razão pela qual não iremos aprofundar cada dos pontos, que acabámos de referir, a título de exemplo, enumeramos alguns fatores considerados na avaliação  da qualidade de um página:

  • Quantidade de palavras numa página, que não deverá ser inferior a 300 palavras;
  • Estrutura do texto;
  • Pontuação;
  • Número de palavras por frase;
  • Otimização para mobile,
  • Utilização de negrito;
  • Otimização de imagens;
  • HTTPS;
  • Estrutura da página, entre muitos outros.

A optimização de um site, para que este possa obter uma boa classificação nos resultados dos motores de busca, exige uma estratégia e um processo bem definido que, no entanto, terá de ser adaptado às mudanças e evoluções que, ao longo do tempo, se vão verificando nos critérios de posicionamento do Google.

Assim, um outro fator determinante será, também, o acompanhamento das novidades e respetiva adequação do conteúdo aos caprichos do rei e senhor, Google.

Tendo a consciência de que responder à questão: “SEO, o que é?” Não é uma tarefa para um único artigo, decidimos, aqui, abordar um perspectiva geral, contextualizando e referindo, de forma geral, em que consiste o SEO.

Em artigos futuros abordaremos os tecnicismos práticos dos principais critérios de posicionamento do site, aprofundando, dessa forma, a nossa compreensão deste processo de search engine optimization.

Se quiser melhorar o seu posicionamento, recorrendo ao Site Rank, consulte a nossa página de serviços.

Veja também o artigo: